SEC��ES

SELECÇÃO OFICIAL - EM COMPETIÇÃO

Uma das maiores apostas do Estoril Film Festival sempre foi a descoberta e a revelação da grande riqueza do novo cinema europeu. Um cinema que consegue misturar várias identidades culturais próprias interligando-as com múltiplos estímulos adquiridos em horizontes longínquos. Um cinema voraz, capaz de unir numa forma homogénea a originalidade e a criatividade artística com a complexidade da nossa realidade actual.

SELECÇÃO OFICIAL - FORA DE COMPETIÇÃO

Uma das grandes missões do Estoril Film Festival é ter um olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial. Iremos oferecer ao nosso público a possibilidade de conhecer em antestreia nacional, os filmes mais esperados da próxima temporada e as ultimas películas dos mais reconhecidos autores internacionais.

RETROSPECTIVA KATHRYN BIGELOW

Há poucos meses, Kathryn Bigelow subiu ao palco do Kodak Theater em Los Angeles por duas vezes. Recebeu os Oscares de Melhor Realizador e de Melhor Filme por “The Hurt Locker”. Bigelow realizou oito filmes.

RETROSPECTIVA - ELIA SULEIMAN

Elia Suleiman, de 49 anos, nasceu em Nazaré, na Palestina, nos territórios ocupados por Israel e tem dedicado uma boa parte da sua obra a revelar e a interpretar a conturbada história do seu povo e da sua terra.

HOMENAGEM - ROMAN POLANSKI

Roman Polanski é um dos maiores cineastas do Mundo. Com “O Escritor Fantasma”, montado a partir da prisão, Roman Polanski triunfou no Festival de Berlim, em Fevereiro passado, conquistando o Urso de Prata de Melhor Realizador.

HOMENAGEM - CHRIS MARKER

O Estoril Film Festival prestará homenagem a Chris Marker, que continua activo mesmo com quase 90 anos de idade e continua a pesquisar novas formas de expressão audiovisual, recorrendo às novas tecnologias digitais de tratamento de imagem e som. Um artista com visão quase táctil da experiência cinematográfica.

HOMENAGEM - MARISA PAREDES

A Homenagem do Estoril Film Festival será feita através de algumas das obras menos conhecidas desta fabulosa actriz: o inedito “El Dios de Madera” (2010), de Vicente Molina Foix; “Tras el Cristal” (1987) de Agustí Villaronga e a surprendente produção televisiva “Parpados” (1989) de Iván Zulueta.

HOMENAGEM - KOJI WAKAMATSU

O Estoril Film Festival dará a conhecer as obras mais emblemáticas do período pinku eiga em conjunto com os seus últimos,filmes em ante-estreia nacional: “Red Union Army” (2008) e “Caterpillar” (2010).

CINEMART

LAWRENCE WEINER, DOUGLAS GORDON, LOU REED, JOHN MALKOVICH e ALBERTO GARCIA-ALIX são grandes personalidades das artes mundiais que não resistiram ao fascínio do Cinema.

CINEASTAS RAROS

ANDREI UJICA: ao longo do tempo, criou obras pontuais de inquestionável qualidade.PROJECÇÃO INTEGRAL DADA OBRA: “Videograms of a Revolution”, “Out of the Present”, “The Autobiography of Nicolae Ceauscescu”.

PESQUISA

INFO

Galeria de Fotos

Veja aqui as fotos do Festival.

Web TV 2010

Todos os videos do Festival disponiveis aqui.

Filmes

Saiba quais os filmes a que poderá assistir.

Eventos

Exposições; masterclasses e concertos